terça-feira, 1 de julho de 2014

A devoção ao Coração de Jesus

A devoção ao Coração de Jesus é do domínio da história e da teologia.  É  fato histórico e verdade teológica.  Antes de S. Margarida Maria Alacoque (22/07/1647 – 16/10/1690) e S. João Eudes (1602-1668), houve quem tivesse e propagasse a devoção ao Coração de Jesus : S.Bernardo, S. Gertrudes, S. Mectildes. O próprio S. Agostinho (430) tem belíssima reflexão sobre a transfixação do Coração de Jesus pela lança do centurião romano.
Porém o culto que se tornou público do Coração de Jesus e que foi admitido oficialmente pela Igreja tem sua origem nas revelações de S. Margarida Maria Alacoque no fim do século 17.
Motivo deste culto, diz o P. Garrigou Lagrange, é a excelência da caridade de Cristo e a excelência de seu coração físico, orgânico, o qual é digno de adoração porque é coração da Pessoa Divina que é o Verbo feito carne e porque é símbolo de seu amor. Não se pode separar o coração da pessoa de Jesus.  O objeto da nossa devoção é a mesma Pessoa divina que se manifesta no amor e no seu símbolo que é o coração.
Objeto próprio desta devoção – diz oP.Bainvel - é o coração de carne, emblema do infinito amor de Jesus. Portanto nem o coração só, nem só o amor de Jesus. Mas o coração, como símbolo e expressão do infinito amor de Jesus por nós. Mostrando a S.Margarida Maria o seu peito aberto, disse Jesus: “Eis o coração que tanto tem amado os homens e que  não se poupou até à morte em  demonstrar-lhe todo s/ imenso amor.”
                Aí estão os dois elementos que constituem a devoção  ao Coração de Jesus  como é praticada hoje na Igreja:
              - o elemento sensível – o coração de Jesus;
                - o elemento espiritual – o infinito amor de Jesus por nós,  do qual é símbolo e expressão o coração.
                Os dois elemento, o coração amante e o amor do coração, são essenciais nesta devoção como a alma e o corpo são essenciais no homem e constituem um só homem. 
                A devoção ao Coração de Jesus é a devoção do amor de Jesus por nós; amor com que nos amou como homem e o amor com que nos ama como Deus.
Por isso, essa devoção se compraz em estudar e meditar esse amor liberal e generoso em todos os seus benefícios, detendo-se especialmente em duas de suas maiores manifestações, depois de sua Encarnação, depois de se fazer homem como nós. São elas: a Paixão e a Eucaristia. Comenta o Pe. Croiset: “Objeto particular da devoção ao Coração de Jesus é o amor imenso do Filho de Deus  por nós, que o fez entregar-se à morte pela nossa salvação e dar-se como alimento para nossa alma no SS. Sacramento do Altar.
Consequência para nossa vida cristã: é ser todo de Jesus  para sentir o que Ele sente, para amar o que Ele ama, apropriar-se de seus sentimentos de amor, oferecer a Deus uma vida de reparação e de amor.
Mas a grande lição do Coração de Jesus nós encontramos nos dois textos bíblicos da liturgia da festa do Sagrado Coração de Jesus:
              1 Jo 4,16: “Deus é Amor, quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus permanece nele.”
Mt 11,20 : “Aprendei de mim,  que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário