quinta-feira, 16 de maio de 2013

A BÍBLIA PRATICADA


         Quero sugerir a meus leitores algumas indicações do uso da Palavra Divina em certas situações da vida, inspirando-me livremente num artigo da revista “Sacro Cuore” dos Salesianos de Bologna-Itália.

            O cristão que deseja viver com realidade a Santa Palavra de Deus, deve dizer cada dia:
            Hoje vou me comprometer a...
            1º - Não responder de maneira agressiva, quando for importunado com maldade, mas, antes, procurarei responder com doçura e bondade (Confronte Rom 12,17-21).
            2º - Pedir a Deus  abençoar meus inimigos. Se alguém me tratar com injustiça – seja quem for – pedirei a Deus que o abençoe (Cfr. Luc 6,28).
            3º - Vigiar atentamente as palavras que direi. Antes de falar, refletirei e sobretudo, não   divulgarei fatos, que possam prejudicar meu próximo ( Cfr. Mc 7,21-23).
            4º - Ir além do estritamente necessário. Deter-me-ei sobre as necessidades daqueles que estão ao meu lado e estarei pronto a escutá-los com paciência e atenção (Cfr. Luc 10,30-37 e Rom 12,10).
            5º - Perdoar. Perdoarei prontamente quem hoje me ferir e o que ontem me causou mágoa e de que guardo rancor, procurarei logo esquecer e desculpar (Cfr. Mt 18, 21-22).
            6º - Fazer com discreção um gesto gentil e ajudar anonimamente, abençoando com voz reconhecida (Cfr. Mt 6, 1-4).
            7º - Tratar os outros como gostaria que me tratassem a mim (Cfr. Tobias 4, 15).
            8º - Elevar o ânimo de quem estiver desanimado. Com minha alegria,  meu sorriso,  minhas palavras de encorajamento, minha oração silenciosa, hoje ajudarei quem estiver em depressão ( Cfr. Rom 12,15).
            9º - Cuidar bem de meu corpo. Não comer demais, não beber demais, além da água, sempre necessária, não dormir demais, não ter vida sedentária, mas procurar sempre  movimentar-me e trabalhar bastante na medida máxima de minhas forças e de minha idade (Cfr 1 Cor 9, 24-27).
            10º - Acima de tudo, quero me empenhar a crescer espiritualmente. Para isso, vou  dedicar mais tempo a ler ou ouvir a Palavra de Deus. Em lugar tranqüilo e sossegado, falarei com o Pai Celeste em oração (Cfr Luc 10, 38-42).

            Certamente, que sendo fiel a esses compromissos, não sobrará muito tempo para perdê-lo diante da televisão, em conversas fúteis e prejudiciais a si e aos outros, nem em leituras que só levam para o mal.





2 comentários:

  1. Dom Edvaldo, fico muito feliz por sua iniciação na evangelização online. Parabéns.

    Serei uma seguidora do seu Blog e certamente crescerei como Cristã.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Caríssima professora e irmã em Cristo: grato por todas as explicações e a preciosa ajuda. Sem ela, eu não faria nada.
    UMA BÊNÇÃO COM CARINHO
    DOM EDVALDO.

    ResponderExcluir