sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Jubileu episcopal

A simpática e progressista cidade de Itabuna, no sul da Bahia, a rainha do cacau, viveu dias de intensa vibração religiosa e movimentação social, ao homenagear seu bispo e pastor, Dom Ceslau Stanula CSsR, pelo transcurso de seu jubileu de ouro sacerdotal e jubileu de prata episcopal, no dia 22 de agosto último.
Foi uma festa da colegialidade episcopal. É bonito ver o Povo de Deus em torno de seus pastores, vendo na fé  aqueles que representam junto ao povo fiel o Pastor Supremo, Cristo Jesus. Participaram das festividades quatro Arcebispos: Dom Murilo Ramos Krieger SCJ, de  Salvador, primaz do Brasil, Dom José Palmeira Lessa, de Aracaju, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, capuchinho, de Vitória da Conquista, e o emérito de Maceió, Dom Edvaldo Amaral SDB. Bispos presentes: Dom Eduardo Zielski, de Campo Maior, no Piauí;  Dom Ricardo Guerrino Brusati, de Caetité; Dom José Ruy Gonçalves Lopes, capuchinho, de Jequié; Dom José Geraldo da Cruz  AA,  de Juazeiro da Bahia;  Dom Mauro Montagnoli  CSS, do  vizinho de Itabuna, Ilhéus; Dom Carlos Alberto dos  Santos, de Teixeira de Freitas-Caravelas, no extremo sul da Bahia.
Na véspera do dia do Jubileu, houve solenidade lítero-musical, promovida pela  Academia de Letras de Itabuna, da qual o bispo Dom Ceslau é membro efetivo. Discursos de várias entidades representativas da sociedade e da diocese itabunense. Números de cantos de música clássica e popular e exibições artísticas, sobretudo de jovens e de crianças.
A Santa Missa de Ação de Graças pelo duplo jubileu, soleníssima, teve lugar no dia 22 de agosto, na Catedral diocesana,  que apresentava rica decoração especial,   contando com a participação litúrgica dos dez prelados presentes e grande numero de religiosas consagradas e do povo de Deus, que acorreu em massa, lotando a igreja-mãe da diocese.
Muito querido de seu povo, estimado por seus padres, respeitado e prestigiado pelas autoridades civis do município, Dom Ceslau Stanula soube captar a simpatia e o respeito de seus diocesanos. Foi uma festa da gratidão e reconhecimento pelo grande trabalho pastoral que, com inteligência e dedicação, ele vem desenvolvendo nestes anos de seu serviço pastoral na abençoada terra da Itabuna do cacau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário